Saiba para que servem os diversos tipos de blocos usados na alvenaria estrutural

Bem aceitos pelo mercado, os blocos cerâmicos são vistos como matéria-prima natural abundante no País, com capacidade de reduzir custos de obras quando utilizados em projetos racionalizados. Suas diversas peças oferecem liberdade e flexibilidade nas plantas dos ambientes, atendendo a construções de baixo, médio e alto padrão. São mais leves que os blocos de concreto, podem ser utilizados em alvenaria aparente e receber aplicação de tinta ou gesso em paredes internas sem a aplicação de emboço.

Os blocos cerâmicos podem ser utilizados em alvenaria estrutural, em que as paredes também têm a função de sustentar a construção. Pode dispensar estruturas de concreto armado, suportando vários pavimentos. Este tipo de bloco não pode ser cortado ou serrado e as paredes estruturais não podem ser removidas ou alteradas depois de prontas. Por isso, há uma diversificada família de blocos estruturais (que inclui peças como blocos inteiros, meios-blocos, blocos compensadores, blocos 45° e canaletas, entre outros) que tornam possível a execução de paredes com encaixes adequados. O sistema também permite a execução de projetos racionalizados – com a redução de perdas de materiais, a diminuição de entulho e maior agilidade na obra.

BLOCOS INTERNOS, MEIOS BLOCOS E COMPENSADORES

Blocos Cerâmicos 1

São utilizados para fazer a maior parte das paredes estruturais. O bloco inteiro é alternado com o meio-bloco e com os compensadores para atingir a medida necessária da parede, sem serrar as peças. São aplicados na obra de maneira similar às peças de encaixe de jogos de montar.

BLOCOS DE CANTO E AMARRAÇÃO

Bloco de amarra

Blocos de Canto cortados em 45º para permitir paredes em diagonal. Blocos de Amarração para encontros de paredes em “T” permitindo amarração perfeita e maior firmeza. x

BLOCOS HIDRÁULISCOS E ELÉTRICOS

Blocos Cerâmicos 1

Blocos hidráulicos e elétricos permitem a instalação conjuntamente com a construção, sem a quebra da parede pronta, antecipando o término da obra e diminuindo a quantidade de entulho.

CANALETAS VERGA E COMPENSAÇÃO

Bloco de amarra

Conhecidas como canaletas “U” e “J“, são usadas para instalação de portas e janelas (U) e lajes (J). Também são usadas canaletas de compensação para completarem a altura de paredes.

Gostou das explicações sobre alvenaria estrutural?

Entre em contato e realize o sonho da casa própia!
Fechar Menu